top of page

ATLETAS DE ENDURANCE FAZEM A INGESTÃO CORRETA DE CARBOIDRATOS ?

Estudos mostraram que a maioria dos atletas de endurance não atinge a ingestão mínima recomendada de carboidratos (CHO) de 6 g / kg de peso corporal (PC), com impactos potencialmente negativos na recuperação e no desempenho.

Carboidratos (CHOs) são um componente crucial da dieta de um atleta, especialmente em esportes de resistência. Os CHOs dietéticos contribuem para restaurar o glicogênio muscular e hepático entre as sessões de treinamento e aumentam o desempenho quando sua disponibilidade é mantida durante o esforço.


Vários estudos mostraram que uma grande proporção de atletas de endurance não atende a essas recomendações. Por exemplo, 45% dos homens e mulheres que não fazem parte da elite que participam em eventos multidesportos de endurance, como os triatlos IRONMAN, estavam abaixo dos 6 g de CHO / kg de peso corporal. A prevalência de ingestão inadequada de CHO foi de 80% entre atletas de resistência de elite.

Essa é uma preocupação importante, pois o consumo inadequado de CHO pode levar a uma diminuição nas taxas de trabalho, habilidades e concentração prejudicadas e maior percepção de esforço, sendo todas elas parcialmente causadas pela fadiga. O enfraquecimento do sistema imunológico e o aumento dos riscos de complicações devido ao excesso de treinamento também foram associados à baixa ingestão de CHO em atletas de resistência.


Burke LM, Hawley JA, Wong SH, et al. Carboidratos para treinamento e competição. J Sports Sci. 2011; 29 (Supl 1): S17–27.

Thomas DT, Erdman KA, Burke LM. Posição da academia de nutrição e dietética, nutricionistas do Canadá e da faculdade americana de medicina esportiva: nutrição e desempenho atlético. J Acad Nutr Diet. 2016; 116: 501-28.

https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-018-0250-y

 
 
 

Comments


bottom of page